Na noite da última quinta-feira, 19/04, ocorreu o lançamento do Livro “São Marcos de Palestra Itália” do autor Celso de Campos Jr, na Livraria Saraiva, no Shopping Eldorado em São Paulo.
Palmeirenses e amantes do futebol compareceram para prestigiar o evento. O autor relata que a obra é uma homenagem ao seu ídolo e de todos palmeirenses e brasileiros, independente do time de coração.
O livro conta a trajetória do caipira que chegou ao Palmeiras com a fama de ter sido trocado por doze pares de chuteiras e alcançou o topo do mundo como titular da Seleção Brasileira pentacampeã na Copa de 2002. Acompanhado por uma centena de fotografias, incluindo várias imagens da época em que o craque ainda tinha cabelo, o livro dá uma nova dimensão da figura do ídolo.
Poucos são os exemplos de atletas que colocaram a razão de lado para atender aos apelos da paixão. Mas, não por coincidência, também são poucos os que conquistaram o respeito, a admiração e a simpatia dos colegas de profissão se tornando um exemplo e referência para muitos pelo seu jeito simples e humilde de viver, enxergar e falar sobre tudo. Em duas décadas vestindo a camisa do alviverde de Palestra Itália, Marcos alcançou a glória superando todas as dificuldades que a vida ou o futebol lhe impuseram.
Celso de Campos Jr, que é palmeirense fanático mostrou-se honrado em ser o primeiro jornalista a escrever sobre o goleiro Marcos, ou para muitos, São Marcos.
Iris Fernandes
Jornalista, repórter do Programa Futebol Esporte Show, do SBT.