terça-feira, 11 de setembro de 2012
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Para Confederação Elisio convida o fisioterapeuta Sérgio Soares.
Elisio Cardoso Macambira Presidente do CBMMA convidou Dr. Sérgio Soares Renomado Fisioterapeuta, reconhecido pela sua atuação em diversos clubes como São Paulo FC, EC. Cruzeiro, Clube Atlético Taboão da Serra, Clinica Unidade Neurológica e Neurocirúrgica- UNEN e pelo sucesso na recuperação de atletas e celebridades nacionais como: Wolf Maya, Tony Belloto, Malu Madre, dentre outros. Sérgio Soares também é apresentador de um programa de esporte (transmitido pela TV UNO - Internet) e proprietária da Fisio Sport Brasil – Núcleo de Reabilitação Esportiva, Fisiologia & Treinamento Neurofuncional - REFITNE. Apaixonado pela sua profissão, Dr. Sérgio afirma; “praticando exercício ou adotando um esporte você ganha muito mais que saúde, bem estar e qualidade de vida. Você desenvolve suas inteligências e suas habilidades”
Fisiosportbrasil. blogspot.com. br
De acordo com Elisio C. Macambira o MMA é o esporte que mais cresce no mundo. O aumento do número de praticantes e a profissionalização de muitos lutadores geram também uma maior ocorrência de lesões. Entre as principais lesões podemos destacar: As escoriações faciais como as lesões mais frequentes, em seguida, lesões traumáticas (face e costelas), luxações e lesões ligamentares figuram entre as principais. Incorretas técnicas de treinamento, sobrecarga, alto impacto, desequilíbrio da musculatura e instabilidade articular são fatores que favorecem o surgimento de lesões em longo prazo. Por isto a confederação Brasileira de MMA preocupação com a saúde do atleta convidou o fisioterapeuta Sergio soares para participar das competições e treinamentos. O papel da fisioterapia no MMA não está apenas vinculado às atuações de forma aguda, no momento em que ocorreu a lesão, e sim de forma fundamental e primordial na elaboração de um programa de trabalho preventivo. Como o esporte envolve inúmeros estilos de artes marciais, devemos entender sobre as modalidades e seus gestos esportivos para então conhecer o atleta fisiologicamente, biomecanicamente e adaptá-lo a um treinamento no mais alto índice de sua performance.
De acordo com o Sérgio Soares as lesões em lutadores de MMA podem ocorrer nos treinos ou nas competições, podem ser agudas (traumas) ou crônicas (movimentos repetitivos). O Fisioterapeuta pode atuar tanto nos treinos quanto nas competições, intervindo nas lesões agudas e crônicas. Nos treinos, o lutador deve realizar programas de prevenção de lesões, compostos por medidas que visam corrigir o gesto esportivo (os golpes), desequilíbrios musculares (força e flexibilidade) e instabilidades articulares. Nas competições, o Fisioterapeuta pode atuar antes, durante (de acordo com as regras de cada evento) e depois das lutas. Os recursos fisioterapeutico que pode ser utilizado são: bandagens funcionais, para prevenir ou aliviar lesões já existentes a crioterapia (gelo) para reduzir dor e edema são as principais intervenções.
Reabilitação
Devemos dar atenção também a reabilitação de atletas já lesionados. Sabemos que o tempo afastado dos treinos é prejudicial também para a empresa representada por ele. O tempo de uma lesão que afasta o atleta dos treinamentos, se assim ocorrer sucessivamente, no futuro afetará seu rendimento. Com isso devemos desenvolver um tratamento individualizado pensando otimização da recuperação através de uma reabilitação acelerada e um retorno mais rápido ao cronograma de treinos, sem perder seu rendimento e investidores. Devemos lembra que a prevenção deve ser sempre o objetivo principal. E o trabalho do Fisioterapeuta não deve ser isolado, para um melhor resultado, toda comissão técnica do lutador deve estar em sincronia. Técnicos, Preparadores Físicos, Nutricionistas, psicólogo, Médicos e demais profissionais que trabalham para o desempenho e sucesso do lutador.
*Fisiosportbrasil. blogspot.com. br
Assinar:
Postagens (Atom)